RESULTADO, TRABALHO E AFLIÇÃO



Aflição: sentimento persistente de dor física ou moral; ânsia, angústia, agonia. É isso que acontece quando você coloca sua inteira atenção apenas no resultado, esquecendo-se que é o trabalho o combustível de si mesmo.


Tenho me pegado angustiado esses dias e me pus a refletir sobre o assunto, afinal, a esmagadora maioria das respostas costuma estar dentro de nós. Você só precisa conversar um pouco mais consigo e tudo vai entender.


Pensei primeiro que o problema fosse o progresso - ou a falta de, na verdade. Porque um homem sem progresso é um homem triste, uma estátua fadada à contemplação da única parede que estiver a sua frente.


Mas não era só isso, não era só progresso que me faltava, era trabalho, lavoro, rotina. Aquela sensação diária de cansaço produtivo, consciente que o esforço possível foi feito e que mais um passo foi dado.


O problema é que eu estava com a mente fechada demais no resultado, pensando e repensando mil maneiras de melhorá-lo. Tão fechado que já estava me esquecendo do agora, do trabalho de hoje, de dar apenas o próximo passo.


É que a gente se preocupa demais com o quadragésimo segundo quilômetro da corrida e se esquece de dar atenção plena aos próximos cinquenta metros, aos próximos cinco passos. Isso só gera angústia, dor e petrificação.


Experimente debruçar o máximo da sua atenção sobre o trabalho, meu amigo, e veja o quanto ele vai se tornar revigorante e mais e mais encorajador. Dedique-se a fazer o que precisa ser feito hoje, seja útil, trabalhe pelo progresso e o progresso virá.


#reflexão #dicadovah

#vahestudar #paulofernandes #comoestudar #estudar #comoestudarparaconcurso #motivação #aprendizagem #rotina #concurseiro #concurseira #estudante #estudaquepassa #estudaqueavidamuda #atepassar #educação #concurso #concursopúblico #brasil

______________________

Lavoro, do italiano, trabalho.

107 visualizações
  • RSS - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

vahestudar

Paulo Fernandes

vahestudar@outlook.com

© Desde 2015.