PARE ANTES DO RESUMO ESTAR PERFEITO



Eu tenho 5 dicas básicas sobre resumos, que me servem de premissas e podem ajudar você. Hoje vamos falar da quinta dica.


São 5 dicas: 1. Comece pelo sumário 2. Acrescente as seções e subseções 3. Use listas, tópicos e frases curtas 4. Tenha um espaço limitado para escrever 5. Pare antes de estar perfeito

A questão aqui vai além da frase clichê de que “feito é melhor que perfeito” (Sheryl Sandberg). Não se trata de apenas fazer o seu material de estudos, mas de entender que ele será sempre uma obra inacabada, passível de revisões e reedições.


Sejamos claros, resumos não têm fim, eles têm EDIÇÕES. Aceitando isso sua ansiedade por produzir uma versão final diminui e sua motivação para concluir a atual edição aumenta. Menos ansiedade e mais motivação, terreno fértil para estudar melhor.


Assim, meu amigo, sugiro que vá fazendo o seu resumo (mapas, fichas et cetera) aos poucos. Faça o que puder a cada rodada e PARE ANTES DE ESTAR PERFEITO. Vá oxigenar a mente estudando outras matérias e volte depois para fazer a sua próxima EDIÇÃO.


Dessa forma, aos poucos e com trabalho constante, você vai produzir um excelente material de estudos para chamar de seu e para agilizar suas revisões. Manter-se-á motivado e pouco ansioso, aprendendo mais e cada vez em menos tempo.


Faça resumos! Espalhe a palavra! Vá estudar! ##vahestudar #façaresumos #resumonãotemfim

94 visualizações0 comentário