COMECE O DIA ACESSANDO 3 SITES



Um hábito que adquirí há muitos, muitos anos, e que me ajudou de diversas formas, foi o de sempre iniciar o dia acessando uma lista de sites, pelo menos 3 sites. Todos orientados para o meu projeto de vida, contribuindo com a fase de vida em que eu estivesse.

Durante a faculdade (2006-2010), o objetivo era conhecimento de mundo, atualidades e um pouco de negócios. Nessa época eu abria o notebook, conectava à internet e logo abria várias abas de G1.com, Terra.com.br e Exame.com.br - amplo noticiário sobre o Brasil, o mundo e o mercado. Lia toda a página inicial e ainda abria várias notícias.

Na época em que trabalhei na iniciativa privada (2010-2014), o objetivo continuava nas atualidades, mas ganhara maior peso sobre o mundo de negócios e de carreira. Então eu começa o dia de trabalho, já na empresa, abrindo abas de Exame.com.br/negocios, Você S/A e G1.com/economia. Aí depois de bem informado, começa o trabalho muito mais produtivo.

Quando decidi focar nos estudos e, principalmente nos meses em que passei só estudando (2014-2016, antes da primeira posse), o objetivo passou a ser concursos públicos. E eu trato objetivos gerais, planos de vida, com a devida prioridade, meu amigo. Então todos os dias de estudos, antes mesmo de começá-los, abria o computador e logo havia abas abertas de Blog do EVP, PCI Concursos e Quero Passar em Concursos. Lia todos, cada um com seu benefício específico. Só depois eu ia estudar.

As vantagens desse hábito são várias, desde alimentar a cabeça com informações que realmente contribuem com o seu projeto de vida (ao contrário de piadinhas de rede social), até ficar sabendo de uma novo edital publicado ou de uma nova previsão de concurso. Com isso você ganha energia focada nos estudos, motivação para continuar e já começa o dia respirando concursos.

Foi nessa rotina, abrindo esses sites todos os dias, que descobri todas os concursos para os quais fiz prova. Muitos deles pouquíssimos badalados na mídia (o que traz menor concorrência); outros em órgãos que eu nem imaginava haver vagas para a minha formação. Eu abria os sites, lia do começo ao fim, entrava nas notícias, baixava editais e garimpava cargos e vagas. Ainda hoje faço isso e acho cada pedra preciosa!

Dessas pesquisas assim rotineiras e garimpeiras, descobri editais com cargos, vagas e conteúdos programáticos muito alinhados com a minha preparação, fui lá fazer os concursos e passei. Só tomando três deles para exemplo, tenho um tribunal, uma defensoria e uma empresa pública estadual. Tão diferentes, mas que possuíam cargos em que eu me encaixava quase perfeitamente: STJ, DPU e DOCAS/PB. Passei em todos três, 36º no STJ, onde tomei posse e hoje estou em exercício; 1º na DPU; e 2º na DOCAS/PB.

Repare bem, caro amigo, não foi minha tia que veio falar do concurso, não foi a vizinha que me avisou. Eu comando o meu futuro, então eu preciso estar bem informado sobre o que o pode afetar. Para além de toda motivação que isso pode trazer, informar-se sobre concursos é nossa obrigação diária. Dominar isso nos coloca na frente de boa parte da concorrência e ainda abre oportunidades que a gente nem imaginava. Oportunidades que poderão mudar nossas vidas.

Nesse sentido, deixo aqui a minha sugestão para que você incorpore na sua rotina o hábito de acessar ao menos 3 sites sobre o assunto que é prioridade no seu momento, o assunto que faz mais parte do seu projeto de vida. No meu caso, CONCURSOS PÚBLICOS.

Deixo aqui, por fim, a lista dos meus sites favoritos para concursos públicos. Em outro artigo descreverei cada um, seus pontos positivos e em que eles mais nos ajudam. São eles:

#vahestudar #rotinadeestudos

30 visualizações
  • RSS - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

vahestudar

SHTN, trecho 2, lote 4, Asa Norte, Brasília, Distrito Federal

CPF 062.687.884-51

Entrega de produtos online imediata

vahestudar@outlook.com

© Desde 2015.